Entre os indiciados, está o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas em um inquérito sobre uma tentativa de golpe de estado.
De acordo com informações, a PF indiciou 37 pessoas pelos seguintes crimes: abolição violenta do estado democrático, golpe de estado e organização criminosa. Esse inquérito foi concluído e apontou uma organização criminosa que tentou provocar um golpe para manter o ex-presidente no poder após a derrota nas urnas em 2022. A Polícia Federal prendeu dias antes da conclusão cinco pessoas: quatro militares e um policial federal que foram acusados de tentar matar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Outros figurões de governos anteriores foram indiciados pelos mesmos crimes de Jair Bolsonaro, como os generais da reserva Braga Netto e Augusto Heleno, o atual deputado federal Alexandre Ramagem e o presidente do PL, Valdemar da Costa Netto.
O inquérito será encaminhado ao STF e caberá a PGR aceitar a denúncia ou não. Caso essa seja aceita, os indiciados serão levados ao STF, que aceitará ou não a denúncia. Posto isso, se o STF aceitar as denúncias, os indiciados viram réus.
Caso sejam condenados, os indiciados podem pegar até 28 anos de prisão